Mofo, Bolor e Algas são fungos, microrganismos vivos que se proliferam em ambientes diferentes.
Tanto o mofo quanto o bolor tem o poder de se proliferar em ambientes internos e externos. Você pode identificá-los através da coloração que varia entre o preto, marrom, cinza e verde, além de que sempre aparecem em locais que não tem ventilação.
Também existem as algas. Essas se proliferam somente em áreas externas. As cores variam entre o verde, verde-azulado e vermelho-castanho. São fáceis de ser notados em locais com umidade, sem ventilação e sem iluminação.
O que fazer para resolver esse problema?
– Lave todo o local onde tiver a presenças de fungos e algas utilizando uma solução de 1 litro de água para 1 litro de água sanitária. Esfregue bem a superfície com uma escova de nylon e enxágue com água.
– Aplique novamente a solução e deixe agindo por no mínimo 5 horas.
– Quando der o tempo, repita a operação com a solução de água sanitária, sempre enxaguando bem, até eliminar totalmente os focos de algas e/ou fungos. É muito importante que se elimine todos esses focos, pois caso sobre algum, eles se proliferam e se espalham por toda a superfície novamente.
– Aguarde a secagem total da superfície, lixe e limpe toda a superfície, tomando o cuidado de não deixar vestígios de poeira para evitar o surgimento de outros problemas na pintura.
– Aplique uma demão de Heal Flex Fundo Preparador de Paredes.
– Prossiga com o acabamento final, escolhendo o tipo de acabamento desejado. Deixe sempre os locais bem arejados, assim evita que os fungos e algas surjam novamente.
– Se o problema for causado por mofo, antes de iniciar todo esse processo, procure eliminar previamente a umidade.