Um problema muito comum é o surgimento de bolhas nas paredes. As causas podem ser as mais variadas, mas uma coisa é certa: está relacionada diretamente à aderência da tinta na superfície aplicada.
As bolhas também ocorrem quando se faz a repintura, pois geralmente a tinta que vai ficar sob a nova pintura é muito antiga ou possui pouca resina, fazendo com que a nova pintura fique com pouca aderência e com mais umidade.
Além disso, outras causas estão diretamente relacionadas às bolhas:
– Umidade na superfície causada por chuvas
– Paredes contendo umidade interna
– Quando é usado Massa Corrida PVA em paredes externas, ou mesmo interna, mas que tenham contato com água, vapor e umidade
– Por poeiras que não foram removidas da superfície
– Ao aplicar uma tinta com melhor qualidade sobre uma de qualidade inferior, à nova tinta ao infiltrar na antiga poderá causar bolhas na superfície
– Paredes que não receberam lixamento antes da pintura
E quando elas aparecem, o que fazer?
– Raspe toda superfície que apresenta bolhas ou partes soltas. Em caso de chegar a afetar partes profundas, refaça os retoques com massa de reboco e aguarde 28 dias para retomar o processo.
– Corrija o problema de umidade (caso necessário impermeabilização, procure produtos apropriados).
– Deixe o local que foi raspado, aberto um certo período com bastante ventilação, e aguarde a secagem total da superfície. Nesse caso é necessário prestar bastante atenção, pois geralmente a parede aparentemente está seca, mas ainda pode haver água internamente. Portanto, é bom deixar a superfície secar totalmente para dar continuidade ao trabalho.
– Lixe e limpe toda à superfície, removendo o pó. Lembre-se que pó acumulado resulta em bolhas!
– Aplique 1 demão de Heal Flex Fundo Preparador de Paredes (conforme indicado na embalagem) e aguarde a secagem indicada. Prossiga para o acabamento final, dependendo do acabamento desejado.
– Aplique Heal Massa Acrílica para correção das imperfeições.
– Lixe e limpe toda superfície (use um pano úmido para limpar o pó).
Escolha a cor desejada e mãos à obra. O ideal é dar de duas a três demãos para conseguir um efeito legal nas paredes. A Heal Tintas tem uma gama de cores que agradam tanto seus olhos, quanto seu bolso. São lindas e econômicas ao mesmo tempo!